15 de setembro de 2009
MOZAMBIQUE: DEMOCRACIA E GOVERNAÇÃO
Partido de Daviz Simango recusa financiamento para legislativas
O Movimento democrático de Moçambique (MDM) diz que não vai receber os fundos do financiamento da Comissão Nacional de Eleições (CNE) para as eleições desde ano enquanto aquele órgão eleitoral não exarar favoravelmente o despacho de recurso submetido, contestando a exclusão em nove círculos eleitorais. Remetido o recurso na tarde da passada quinta-feira, o MDM espera resposta esta semana. O porta-voz deste partido disse ontem, que receber os fundos da CNE significaria conformar-se com a decisão daquele órgão.
O País, 15 de Setembro de 2009
Campanha eleitoral: Partidos apostam na campanha porta-à-porta
Os partidos políticos apostam agora na campanha porta-à-porta depois de inaugurarem a maratona da caça ao voto com comícios populares em vários pontos do país. Margarida Talapa, membro da Comissão política do partido Frelimo em Niassa disse que só no primeiro dia manteve contacto com 75% do eleitorado previsto para estas eleições. A Renamo por sua vez, na voz de Fernando Mbararano, delegado politico desta formação politica em Sofala, diz já ter começado com a campanha e projecta continuar a fazê-la nos próximos dias. Já o MDM garante que também irá usar a mesma estratégia.
O País, 15 de Setembro de 2009
Parlamento português visita Assembleia da Republica
Uma delegação do parlamento português visita de 14 a 25 de Setembro corrente a Assembleia da Republica de Moçambique, para realizar missões de assistência técnica nas áreas de administração, finanças e informática. Durante sua estadia em Maputo, a delegação lusa vai trabalhar na divisão de administração da assembleia da República, apoiando no levantamento das necessidades, bem como na definição de uma base de dados de aprovisionamento e de património.
O País, 15 de Setembro de 2009
Campanha eleitoral: MISA apela ao profissionalismo
O capítulo moçambicano do Instituto de Comunicação Social da África Austral (MISA-Moçambique) apela aos jornalistas envolvidos na cobertura do processo político, em geral, e da campanha eleitoral das organizações políticas e candidatos com vista as eleições de 28 de Outubro, em particular, no sentido de observarem, na sua actuação, os valores fundamentais e/ou nobres da sua profissão, como forma de oferecerem aos leitores, ouvintes e telespectadores uma informação verdadeira. O MISA-Moçambique afirma estar a monitorar a cobertura mediática do processo eleitoral em curso, devendo, no fim do processo político, publicar um relatório circunstanciado sobre como os jornalistas, televisões e rádios se comportaram.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/886308
Frelimo vai sancionar membros que se envolverem em violência
O partido Frelimo diz que qualquer membro do seu partido que se envolver em actos de violência será sancionado, como forma de corrigir o actual cenário de violência que está a caracterizar o processo eleitoral.
De acordo com Edson Macuácua, porta-voz da Frelimo, os incidentes no processo eleitoral mancham a sua formação política e, por disso, qualquer militante da Frelimo que se envolver em actos de violência estará a desrespeitar as normas partidárias.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2684:frelimo-vai-sancionar-membros-que-se-envolverem-em-violencia&catid=63:politica&Itemid=273
Campanha eleitoral: Membro da Renamo detido
Um membro da Renamo foi detido, ontem, em Nampula, durante a campanha eleitoral, acusado de ter liderando o grupo que supostamente terá espancado um jovem que proferiu palavras injuriosas contra a caravana da Renamo.
A delegada Política da Renamo em Nampula, Lúcia Fate, refuta todas as acusações que a Polícia da República de Moçambique apresenta como tendo sido a causa da detenção do membro da sua formação política. Mais ainda, Fate acusa a Polícia de estar a trabalhar em conivência com a Frelimo para semear pânico nas campanhas da Renamo, como forma de dispersar os seus apoiantes.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2681:campanha-eleitoral-membro-da-renamo-detido-&catid=63:politica&Itemid=273
Barack Obama propõe embaixadora para Moçambique
O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, manifestou a sua intenção de nomear Leslie V. Rowe para o cargo de Embaixadora dos EUA no país. Desconhece-se ainda a data exacta da chegada da nova diplomata a Moçambique, porque a sua nomeação como Embaixadora é seguida de uma deliberação profunda e de um processo de confirmação por parte do Senado dos EUA, cuja duração depende do calendário de trabalhos daquele órgão.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/886339
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário