22 de setembro de 2009
MOZAMBIQUE: DEMOCRACIA E GOVERNAÇÃO
Contencioso eleitoral: “Constitucional” acelera apreciação dos recursos
O Conselho Constitucional (CC) está a acelerar o processo de análise dos recursos apresentados por oito organizações políticas em protesto à decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de os excluir parcial e/ou totalmente da corrida eleitoral de 28 de Outubro. Legalmente, o prazo para a publicação do acórdão em torno das reclamações apresentadas termina próxima segunda-feira, mas dados em nosso poder indicam que os juízes desta instituição jurídico-constitucional estão a trabalhar no sentido de apresentar a sua decisão o mais cedo possível, provavelmente até ao fim desta semana.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/889699
Campanha Eleitoral – Desordem em Angoche
Elementos da guarda pessoal do candidato presidencial da Renamo, Afonso Dlhakama, num total de sete, secundados por um numeroso grupo de apoiantes daquele partido em Angoche, província de Nampula, cercaram na noite de domingo último o edifício do Comando Distrital local da Polícia da República de Moçambique, num acto que visava a libertação de dois indivíduos indiciados de terem protagonizado na tarde do último sábado, actos de violência, consubstanciados em espancamentos que vitimaram um militante da Frelimo que se fazia transportar numa motorizada com uma bandeira hasteada do seu partido.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/889673
Oposição acusa Frelimo de perseguição
Os delegados provinciais da RENAMO e MDM (oposição) em Tambara, distrito de Manica, acusaram hoje a FRELIMO (no poder) de impedir a campanha eleitoral da oposição e de espancar e destruir casas.
A RENAMO fala em cinco feridos.Albino Faife, delegado provincial da RENAMO em Manica, província do centro de Moçambique, disse hoje à Lusa que os membros do seu partido têm sido perseguidos e espancados, para deixarem de ser apoiantes do partido, e inclusivamente já foram ameaçados de morte.
O balanço da violência contra membros da RENAMO em Tambara salda-se em cinco feridos (dois em estado de coma e em cuidados intensivos no hospital rural local), cinco casas destruídas (uma das quais queimadas totalmente) e um delegado de zona tido como desaparecido, disse o responsável.
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=2747:oposicao-acusa-frelimo-de-perseguicao&catid=63:politica&Itemid=273
Campanha eleitoral em Manica: Detido presidente distrital do partido PDD em Sussundenga
O presidente distrital do partido para a Paz Democracia e Desenvolvimento (PDD), em Sussundenga, Alfande Sebastião, está detido desde a última segunda-feira, nas celas do comando distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), por recaírem sobre ele suspeitas de ter vandalizado material de propaganda do partido Frelimo nesta região da província de Manica.
António Mairrosse, chefe da brigada central em Manica e membro da comissão política nacional do PDD, partido que tem como presidente Raul Domingos, afirma que a detenção de Alfande Senastião surge a partir de um mal entendido orquestrado pela polícia local, em conjunto com membros do partido no poder. Alega-se que o membro do PDD e membros da Frelimo entraram em conflito na noite do segundo dia da campanha eleitoral a nível desta região do país. E vai daí a Polícia deteve-se o membro do PDD.
http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=7&idRec=6380
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário