27 de outubro de 2009
MOZAMBIQUE: GOVERNACAO E DIREITOS HUMANOS
Condições logísticas prontas para votação - garante o STAE
O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) já tem criadas as condições logísticas para a realização, amanhã, do processo de votação para as quartas eleições gerais e primeiras para as assembleias provinciais, segundo garantiu ontem o chefe do Gabinete de Imprensa desta instituição, Lucas José.
Desde domingo último o STAE está a proceder à colocação do material de votação nas mesas de assembleias de voto, priorizando para o efeito as zonas de difícil acesso ou longínquas em cada um dos 128 distritos do país. Esta operação deverá ser concluída hoje com a chegada dos boletins de voto, tinta indelével e outros itens necessários para a realização das eleições.
No que respeita ao escoamento destes materiais, o STAE conta com o apoio de sete helicópteros, quatro dos quais adstritos à região norte, e três apoiam o processo de colocação dos boletins de voto na zona centro.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/907707
Japão apoia sector da Educação
O Ministerio da Educação (MINED) e o Governo do Japão assinam hoje um acordo para assistência ao sector da Educação, avaliado em cerca de 10 milhões de dólares americanos.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à nossa Redacção, o financiamento insere-se no contexto do desenvolvimento da educação em Moçambique patrocinado pelo Governo japonês, num projecto denominado “Construção de Escolas Secundárias”, que tem como objectivo principal minorar a situação da escassez de escolas secundárias no país, com enfoque para as províncias de Gaza e Maputo. Fruto deste apoio, serão construídas quatro escolas secundárias em Chissano e Manjakaze na Província de Gaza, e Nkobe e Khongolote na Província de Maputo, respectivamente. A cerimónia, a realizar-se nas instalações do MINED, contará com a presença do Ministro da Educação, Aires Ali, e do Embaixador do Japão em Moçambique, Susumu Segawa
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/907711
Processo eleitoral - MISA exalta papel dos órgãos de comunicação
O CONSELHO Nacional Governativo (CNG) do MISA-Moçambique, felicitou ontem todos os órgãos de comunicação social do país, pelo trabalho realizado com a finalidade de manter a sociedade devida e atempadamente informada sobre todos os acontecimentos e realizações pertinentes ao processo eleitoral.
Segundo um comunicado do MISA-Moçambique, recebido pela AIM, por ocasião do fim da campanha eleitoral, a comunicação social nacional, guiada por critérios de independência, isenção e rigor, e através dos diversos meios de transmissão utilizados, incluindo a radiodifusão sonora e televisiva e a imprensa escrita, desempenhou um papel que lhe cabe, tendo contribuído não só para a divulgação atempada de notícias sobre o decurso da campanha, como também para a educação cívica do eleitorado.
O comunicado acrescenta ainda que graças à comunicação social e todos intervenientes no processo eleitoral, a campanha para as eleições presidenciais, legislativas e dos membros das assembleias provinciais decorreu num clima de paz, liberdade, tranquilidade e de festa.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/907710
Moçambicano detido por tráfico de divisas
UM cidadão moçambicano foi detido no Zimbabwe na posse de um milhão e 500 mil dólares norte-americanos em numerário, que tentava fazer sair do país, segundo as autoridades zimbabweanas.
V. A. Rachid foi preso no Aeroporto Internacional de Harare, quando tentava embarcar num voo com destino a Dubai. O dinheiro, que o indiciado afirma ter levado de Moçambique, estava dissimulado nas suas bagagens. Em virtude das regras que regem o controlo dos câmbios no Zimbabwe, uma pessoa apenas pode sair do país com 10 mil dólares americanos em numerário no máximo. V. Rachid deverá comparecer a 4 de Novembro diante dum tribunal por violação das regras de controlo dos câmbios.
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/907712
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário