19 de abril de 2010

POLITICA EM MOCAMBIQUE

Guebuza no Niassa: população de Mecanhelas pede solução para escoar as suas safras agrícolas
A população da localidade de Entre-Lagos, distrito de Mecanhelas, Sul da província nortenha do Niassa, pediu ao Presidente moçambicano, Armando Guebuza, a entrada em circulação de um comboio de passageiros para, entre outros benefícios, facilitar o escoamento dos excedentes agrícolas para os principais mercados da província, nomeadamente Cuamba e Lichinga, e destes para o resto do país.

O apelo nesse sentido foi feito no último Sábado na reunião que Guebuza orientou naquela localidade do Posto Administrativo de Insaca, que marca a primeira escala da visita de seis dias a Niassa, que também contempla os distritos de Metarica, Marrupa, Lago, Ngaúma e Lichinga.
http://www.rm.co.mz/



Na BO: Ministra da Justiça confirma a ocorrência de tortura e maus-tratos na Cadeia de Máxima Segurança

A Ministra moçambicana da Justiça, Benvinda Leví, confirmou a ocorrência de tortura e maus-tratos infligidos aos detentos da cadeia de máxima segurança, vulgarmente conhecida por BO, situada arredores da capital moçambicana. Ela disse ser a primeira vez que toma conhecimento da ocorrência de tortura na BO, através da Liga dos Direitos Humanos (LDH), prometendo responsabilizar os seus autores.

No contacto com a ministra da Justiça, os reclusos confirmaram a ocorrência de tortura nos dia 31 de Março passado, e 4 e 7 de Abril corrente como resultado do não cumprimento de algumas regras da BO, nomeadamente a proibição do uso de telemóveis e a desobediência do horário de recolha. Alguns dos reclusos afirmaram que as agressões ocorreram na presença do Director da cadeia. Todavia, o Director da ‘BO’, Renato Francisco Jaime, que também confirmou a ocorrência de torturas e maus-tratos, refuta alegações dando conta de que ele é que teria ordenado para que tal acontecesse.
http://www.rm.co.mz/

Sem comentários: